quarta-feira, 17 de junho de 2009

A História do Piauí contada através do Museu Odilon Nunes


O Museu do Piauí é chamado de Casa Odilon Nunes, em homenagem ao centenário de nascimento, em outubro de 1999, de um dos maiores historiadores piauienses, o amarantino Odilon Nunes. O Museu foi fundado em 1934 e inicialmente surgiu como uma seção do Arquivo Público do Piauí. Em 1980, o prédio passou por diversas reformas e então tornou-se sede apenas do Museu do Piauí.

O casarão onde se encontra o Museu do Piauí foi construído em 1859, inicialmente como residência do comendador Jacob Manoel de Almendra. Em 1973, o prédio passou a ser a sede do poder executivo do Estado, funcionando como palácio de governo até o ano de 1926, a partir disso, passou a sediar o tribunal de justiça e só em 1980, com a devida restauração do prédio pelo então secretário de cultura Wilson Brandão, o Museu ganha sua sede própria transferindo-se do arquivo público do Piauí para a Casa Odilon Nunes, no dia 2 de dezembro de 1980.

Segundo a diretora do museu do Piauí, Dora Medeiros, o museu é de grande importância não só para o Piauí como para a história do Brasil. "A casa tem um acervo de aproximadamente sete mil peças, um acervo eclético com perfil histórico-artístico-antropológico, onde se retrata a história do nosso estado, desde a pré-história até a contemporâneidade.

O acervo do Museu do Piauí estão organizados segundo os períodos históricos de fabricação e utilização das peças como : a pré-história, o colonial, o moderno e o contemporâneo. As exposições são divididas por salas, cada uma com uma temática diferente: Galeria dos Governadores , Pinacoteca , Numismática, Heráldica, A Terra, Piauí Colônia, Piauí Império, República Velha, República Nova, Arte Sacra, Arte Popular, Escravidão, Sala das Comunicações, Índios e Arqueologia.
Quem quiser visitar o museu do Piauí e reverenciar um pouco da história do Estado, ele está aberto de terça a sexta-feira, das 7:30 até 17:30, e nos sábados e domingos, das 8:00 ao meio dia. Para visitantes a taxa de entrada é de 2 reais, e para as crianças de escolas públicas a
entrada é franca.

Fotos e Texto : Samuel Brandão


Nenhum comentário:

Postar um comentário